Notícias >> Catarina Porfírio! Um Dia Histórico na Leme ao Pontal


 

O dia 29 de outubro foi histórico para a Travessia do Leme ao Pontal.

 

A nadadora Catarina Almeida Porfírio, que já havia concluído a Travessia do Leme ao Pontal na modalidade solo sem neoprene em janeiro deste ano, resolveu se desafiar mais uma vez. Desta vez fazendo a ida e volta no percurso do desafio Leme ao Pontal, totalizando 72k de natação em águas abertas.

 

Catarina Porfírio, independente do resultado final, já havia escrito seu nome na história da travessia como o primeiro ser humano a ousar concluir esta façanha, impensável até o momento.

 

A nadadora havia se preparado para atravessar o Canal da Mancha, mas, infelizmente, não teve a sua oportunidade em função das climáticas durante a sua janela.

 

Com o objetivo de não perder o seu condicionamento, Catarina Porfírio decidiu testar os seus limites neste desafio de ida e volta com 72k, mesmo sabendo da dificuldade de se encontrar um dia favorável em ambos sentidos (ida e volta).

 

Após o seu contato com a LPSA, começou-se a buscar um período em que as condições dos ventos, ondulações, correntezas e marés não fossem totalmente favoráveis em um sentido apenas. Depois de um mês, surgiu a oportunidade, mas com grandes riscos de ventos contras no trecho final.

 

Na tarde do dia 29 de outubro, às 16h16min, a nadadora Catarina Porfírio caiu na água para realizar o que ninguém havia conseguido. Fazer a Travessia do Leme ao Pontal – ida e volta.

 

O vento nas primeiras horas seria fraco e de sudeste. A ondulação que também era de sudeste ajudaria a nadadora no trecho de ida (Leme ao Pontal), mas seria um obstáculo a ser superado na volta. O vento na volta viria do continente, não prejudicando o nado, mas estavam previstos ventos leste (atingindo o nadador de frente) no final da tarde do dia 30 que, se confirmados, seriam um grande problema para a Catarina.

 

Desta forma, Catarina Porfírio iniciou seu nado sem economizar energia. Mas seu ritmo estava um pouco inferior ao da primeira vez que havia nadado na Leme ao Pontal. Mas a nadadora seguia avançando na travessia sem grandes dificuldades.

 

Ao longo da ida, o vento mudou e passou por várias direções, fazendo com que o mar ficasse um pouco ondulado, o que dificultou a natação da atleta, fazendo seu pace médio chegar em 2:30 para cada 100 metros.

 

Mas Catarina é valente e seguia mantendo sua frequência de braçadas constante em 60 braçadas por minuto, superando os trechos mais complicados, como o de São Conrado e Barra da Tijuca com um pouco de facilidade, apesar do pace médio alto.

 

Ao longo do trajeto de ida, a nadadora começou a sentir uma dor no seu ombro direito e reclamou algumas vezes deste incômodo para o seu staff nos momentos de hidratação.

 

A nadadora concluiu o trecho de ida em 13 horas e 18 minutos, bem acima do seu planejado. Se alimentou por 10 minutos na areia do Pontal, como descrito no regulamento da LPSA e retornou para a água com o objetivo de iniciar seu trecho de retorno ao Leme.

 

Mas as dores no ombro direito começaram a incomodar muito a nadadora, que precisava nadar agora contra as ondulações sudeste e, consequentemente, fazer muita força.

 

Com mais de 14 horas de travessia, sua velocidade caiu muito, próximo de 1,5km/h , mas a nadadora seguia lutando muito para superar todas as adversidades. Seu staff fazia de tudo para motivar a nadadora e a tripulação do barco escolta “Boa Sorte”, do comandante Max Paim Viglio, procurava encontrar a trajetória que fosse mais favorável para a natação da nadadora.

 

Porém, depois de três horas e com 17 horas de desafio, a nadadora Catarina Porfírio decidiu abandonar o desafio Leme ao Pontal (ida e volta) pelas fortes dores no seu ombro direito.

 

Ao sair da água, Catarina Porfírio demonstrou muita tranquilidade e consciência das dificuldades deste desafio ida e volta.

 

Mas, com a conclusão da sua segunda Travessia do Leme ao Pontal (trecho de ida), Catarina Porfírio, tornou-se a RAINHA LPSA SOLO e seu nado foi reconhecido pela Associação como o NADO LPSA ENDURANCE que pertencia ao da travessia do nadador Edilson Bento realizada em 20 de setembro de 2018.

 

Leme ao Pontal, definitivamente, não há nada igual!

 

Para realizar este desafio é preciso fazer uma reserva de janela e conferir todas as regras para participar da prova. Mais detalhes no site da Leme to Pontal Swimming Association (www.swimlpsa.com.br) ou pelo e-mail secretary@swimlpsa.com.br.