Notícias >> Catarina Porfírio e Armando Barcellos concluem a Travessia do Leme ao Pontal


Na manhã do dia 01 de maio de 2021, a dupla formada pelos nadadores Catarina Porfírio Almeida (46) e Armando Barcellos (54) brilharam nas águas do Leme ao Pontal.

A dupla iniciou o desafio da Travessia do Leme ao Pontal às 2h 57min no ponto de largada que fica próximo da Pedra do Leme, afastado cerca de 1.000 metros da costa.

Catarina Porfírio, a rainha da LPSA, por ser a nadadora com mais travessias na história da travessia, reinventa-se a cada participação na mais linda e desafiadora travessia do Brasil. Desta vez, a nadadora se desafiou na modalidade revezamento, quando os nadadores se revezam na água a cada hora e precisam superar as dificuldades de permanecer a bordo do barco escolta sob os efeitos das ondulações e enjoos.

Já Armando Barcellos, triatleta renomado e atleta olímpico, nunca havia participado de uma natação em águas abertas tão afastada da costa. Armando foi o primeiro a cair na água e, nadar à noite foi outra experiência em que o atleta precisou ter muita tranquilidade para controlar todos os sentimentos que afloraram neste momento inédito em sua vida.

A dupla de amigos que residem em estados diferentes precisou realizar as etapas do treinamento individualmente. Catarina na piscina no estado de Minas e Armando no mar na cidade do Rio de Janeiro.

Logo no início, a dupla precisou se adaptar ao mar ondulado que exigia muita resistência dos desafiantes, tanto na água como no barco. O vento nordeste estava fraco, cerca de 2 nós em uma madrugada estrelada com temperatura ambiente de 24 graus.

Impossível não se emocionar com a imagem do Cristo Redentor e com a beleza da orla carioca iluminados.

Aos pouco o revezamento foi avançando no percurso de 36Km, conseguindo evoluir muito bem em um dos trechos mais difíceis da travessia, a região da praia de São Conrado que pela costa rochosa, promove ondulações em diversas direções e correntezas contrárias.

Ao entrarem na grande reta de 18Km que liga as praias da Barra da Tijuca, Reserva e Recreio dos Bandeirantes, a ondulação no sentido sudeste e o vento leste contribuíram para o desenvolvimento do nado no sentido Pontal, no entanto as ondulações continuavam a castigar os integrantes do revezamento Rio Minas.

Depois de 11 horas e 37 minutos, Catarina Porfírio foi a premiada em fechar o revezamento e chegar à areia da praia do Pontal.

Com o feito, Armando Barcellos e Catarina Porfírio, receberam da LPSA as numerações exclusivas e vitalícias, LPSA RELAY #69 e LPSA RELAY #70, respectivamente.

Leme ao Pontal, definitivamente, não há nada igual...no mundo!!!