Notícias >> Izabela Rodrigues e Ana Paula Vilarinho brilham na Leme ao Pontal


A manhã do dia 26 de abril de 2021 foi muito especial para os amantes das águas abertas.

As nadadoras e amigas, Izabela Oliveira Rodrigues (29) e Ana Paula Lima Vilarinho (32) decidiram se desafiar na Travessia do Leme ao Pontal.

O plano era cada uma fazer o seu nado solo sem o uso da roupa de neoprene, porém largando no mesmo dia e ao mesmo tempo.

Ao longo da preparação, as amigas treinaram muitas vezes juntas sob a orientação do mesmo treinador, o experiente e renomado Samir Barel.

Em um momento de pandemia pelo Covid-19 com inúmeros protocolos de segurança e fechamentos de piscinas, preparar-se para uma travessia de 36Km em mar aberto, com as influências dos ventos, das ondulações e das correntes marítimas, exige muita determinação, criatividade, disciplina e abdicações por parte do atleta.

Foram meses difíceis de preparação, com muitas incertezas, mas as nadadoras seguiram na preparação e conseguiram cumprir as principais fases do treinamento, como o treino de 5 horas de duração no lago Paranoá, na cidade de Brasília.

Apesar das nadadoras possuírem em seus currículos diversas provas de maratona aquática, as duas atletas nunca haviam nadado 36Km, causando um pouco de ansiedade para a chegada do dia D.

Um momento de tensão! A janela que foi reservada para o nado, de 20 ao dia 26 de abril de 2021, iniciou com uma frente fria que trouxe ondas com mais de 5 metros de altura e ventos sudoestes com mais de 20 nós, muito incomum na cidade do rio de Janeiro, obrigando as nadadoras a esperar por um momento melhor das condições do mar que só ocorreu no último dia da janela do nado.

Em uma noite de lua cheia, sem ventos e com um mar que parecia uma piscina, as nadadoras Izabel Rodrigues e Ana Paula começaram seus nados às 2 horas 38 minutos da manhã do dia 26 de abril.

Antes da largada, um momento de muita emoção ocorreu quando as nadadoras se abraçaram já na água.

Agora sim, tudo estava pronto para a largada dos nados!

Com a largada, as nadadoras e amigas seguiram cada uma no seu rítmo e estratégia rumo à praia do Pontal.

O período do nado noturno foi marcado pela presença de plânctons que iluminavam a água em plena lua cheia, criando um ambiente de magia que foi muito bem aproveitado pelas nadadoras que seguiram bem orientadas pelos seus barcos escolta - Izabela pela embarcação Olympus 2 do comandante Tiago Alberto da Silva e Ana Paula pelo barco escolta Ladeia V do comandante Manoel Fernandez.

Conforme as nadadoras avançavam no percurso, as condições permaneciam favoráveis, apenas com a presença de uma pequena correnteza contrária que se intensificou na entrada da praia da Barra da Tijuca.

No trecho final, faltando cerca de 5km, com a entrada de um vento de 6 nós vindo do sul (sentido mar para a costa e perpendicular à direção de nado), as duas nadadoras tiveram que fazer mais força para superar as ondulações que se formaram.

A nadadora Izabela Rodrigues foi a primeira a concluir o nado com o tempo de 10 horas 24 minutos e pode assistir à chegada da amiga Ana Paula com o tempo de nado de 13 horas 28 minutos na praia do Pontal.

Apesar do momento pandêmico em que o mundo vive e da espera pela semana de frente fria na cidade, as nadadoras conseguiram concluir seus nados e, com uma ótima performance, escreveram seus nomes na história da Travessia do Leme ao Pontal, a travessia que é considerada por muitos nadadores como a mais linda e desafiadora travessia do Brasil.