Associação >> Histórico


Leme to Pontal Swimming Association (LPSA)

Onde tudo começou

A Leme to Pontal Swimming Association (LPSA) foi fundada no dia 08 de junho de 2016, devidamente registrada no RCPJ, tendo sua sede no Estado do Rio de Janeiro. A motivação para fundar a LPSA foi oriunda do aumento de nadadores que passaram a se interessar em realizar a travessia a nado partindo da praia do Leme e chegando na praia do Pontal. São cerca de 36Km de grandes belezas naturais, onde o nadador pode admirar, por um ângulo privilegiado, algumas maravilhas da cidade do Rio de Janeiro, como o Morro do Pão de Açúcar, Forte do Leme, Praias do Leme e Copacabana, Forte de Copacabana, Cristo Redentor, Arquipélago das Cagarras, Arpoador, Praias de Ipanema e Leblon, Pedra da Gávea, Praia de São Conrado, Costão do Niemeyer, Quebra Mar da Barra, Praias da Barra da Tijuca, Reserva e Recreio e a Pedra do Pontal.

A LPSA tem como finalidade incentivar a prática da natação em águas abertas, bem como proporcionar aos atletas interessados a possibilidade de se desafiarem nos percursos estabelecidos pela LPSA com uma estrutura, segurança e normas compatíveis com o estabelecido pelas principais entidades internacionais que regulam a prática da natação em águas abertas como a Associação Mundial (World Open Water Swimming Association – WOWSA) e a Federação Internacional (Marathon Swimmers Federation (MSF), em devida sintonia com os padrões dos serviços estabelecidos pelas renomadas associações mundiais, como as do Canal da Mancha, Channel Swimming Association (CSA) e a Channel Swimming & Piloting Federation (CS&PF), a do Canal de Catalina, a Catalina Channel Swimming Federation (CCSF) e a do Estreito de Gibraltar, a Asociación para el Cruce a Nado del Estrecho de Gibraltar (ACNEG).

Desta forma, a LPSA segue rigorosos procedimentos burocráticos e logísticos com o objetivo de organizar, mediante o pagamento das despesas correspondentes, os meios humanos e materiais. Após a conclusão do desafio, uma vez que o nadador tenha seguido todas as regras estabelecidas neste regulamento, a LPSA organizará a documentação que atestará a realização da travessia e irá incluir o nome do participante na lista oficial daqueles que concluíram o desafio em suas diferentes modalidades: solo ou revezamento, com ou sem neoprene.

A certificação e o reconhecimento do nado é concedida somente ao nadador registrado na LPSA, cuja tentativa tenha sido apoiada por barcos escolta e por pilotos registrados pela associação, devidamente acompanhado por observadores oficiais que por meio de relatórios ratificam que o regulamento foi cumprido, padronizando-se procedimentos em condições de igualdade para todos os atletas que realizam as Travessias da LPSA.

A LPSA oferece 08 (oito) opções de percursos para que os nadadores possam se desafiar na orla do Estado do Rio de Janeiro:

Circuito Norte (travessias na orla da cidade de Niterói)

- 10K Travessia de Boa Viagem à Praia do Sossego;

- 13K Travessia de Boa Viagem à Itaipu; e

- 18K Travessia de Boa Viagem à Itaipuaçu.

Circuito Sul (travessia na orla da cidade do Rio de Janeiro)

- 14K da Travessia do Pontal à Barra de Guaratiba;

- 16K da Travessia do Leme à Barra da Tijuca;

- 36K da Travessia do Leme ao Pontal; e

- 50K da Travessia da Praia Vermelha à Barra de Guaratiba.

Circuito Norte-Sul (travessia ligando a cidade de Niterói ao Rio de Janeiro)

- 40K da Travessia de Icaraí à Barra da Tijuca

CURIOSIDADE!! Quem são os desbravadores do Leme ao Pontal?

Luiz Lima, um dos maiores fundistas da história da natação brasileira, foi o primeiro atleta a completar a Travessia do Leme ao Pontal, em 14 de dezembro de 2008. Em seguida, depois de quase sete anos, o nadador Adherbal Oliveira concluiu o mesmo percurso, no dia 12 de julho de 2015, seguindo as regras das principais travessias do mundo: Canal da Mancha, Estreito de Gibraltar e Canal de Catalina, que não permitem a utilização de qualquer traje que auxilie a flutuabilidade e a proteção térmica do atleta. A partir de então, a maior travessia do Brasil ganhou notoriedade e outros nadadores começaram a seguir as braçadas dos primeiros desbravadores.

Adherbal de Oliveira - Presidente da LPSA