Notícias >> Divertindo-se, Kiko Gralha conquista a Travessia do Leme ao Pontal


 

O nadador Rodrigo Gralha Garcia, conhecido por todos como Kiko Gralha, 39 anos de idade, concluiu a Travessia do Leme ao Pontal na manhã do dia 09 de agosto de 2019 na modalidade solo com o uso da roupa de neoprene.

 

Kiko é um nadador brasileiro conhecido por realizar diversas travessias pelas praias do Brasil e, especialmente, na cidade do Rio de Janeiro com grande experiência. Tendo realizados travessias importantes no Brasil, como a Travessia 14Bis (24K) no dia 01 de dezembro de 2018 e a Travessia da Ilha do Arvoredo (25K) no dia 19 de abril de 2019.

 

Desde que decidiu fazer o seu maior desafio aquático, a Travessia do Leme ao Pontal, o nadador realizou um planejamento e montou uma equipe de profissionais multidisciplinar com a médica Renata Castro, a nutricionista Fernanda Caldas, os técnicos Marco Andrade (Marco Swim) e Sidney Pereira, além de contar com  a sua esposa Gabriele Danelon e com o seu amigo Renêe Marques como suportes a bordo do barco escolta.

 

Foram meses de preparação em que teve que dividir a sua atenção com as obrigações familiares e do trabalho com as longas séries de treinamento de grandes metragens e de longas durações (mais do que quatro horas).

 

Seu nado iniciou na praia do Leme às 23h 04min do dia 08 de agosto em uma noite estrelada com um mar e ventos calmos. Seu maior objetivo era se divertir e concluir a maior travessia do Brasil.

 

As condições eram favoráveis e Kiko soube aproveitá-las muito bem para imprimir um ritmo muito bom, mantendo uma frequência de braçada constante de 56 braçadas por minuto durante todo o percurso de 36km.

 

A temperatura da água era um fator que preocupava um pouco o nadador, mas com uma água cristalina de 23oC, Kiko se sentiu muito confortável para nadar, demonstrando, a cada parada para hidratação, muita alegria e otimismo.

 

Com cinco horas de travessia, Kiko já havia superado o trecho da praia de são Conrado, conhecido pelas fortes correntes e ondulações, que sempre testam o psicológico dos desafiantes.

 

O nadador seguiu avançando no percurso numa manhã linda na cidade do Rio de Janeiro, em que seus pontos turísticos como o Arquipélago das Cagarras, Morro do Pão de Açúcar e a Pedra da Gávea, uma das montanhas mais altas do mundo junto de margens oceânicas, destacavam-se em relação ao restante do relevo da Cidade Maravilhosa, como é conhecida mundialmente a cidade do Rio de Janeiro.

 

Depois de 11 horas e 16min nadando forte, Rodrigo Gralha Garcia concluiu a maior e mais bela travessia do Brasil, sendo recebido com uma grande festa organizada por muitos nadadores e familiares que se encontravam no ponto de chegada na Praia do Pontal.

Com o feito, Kiko se tornou o vigésimo quinto nadador a realizar com sucesso a Travessia do Leme ao Pontal na modalidade solo.