Notícias >> Mariana Chevalier realiza a Travessia do Leme ao Pontal


 

Mariana Chevalier Santos escreve seu nome na história das águas abertas como a nadadora mais nova a concluir os 36Km da Travessia do Leme ao Pontal.

 

A nadadora, apesar da pouca idade, demonstrava muita tranquilidade e confiança durante o embarque para o grande desafio. Ela estava acompanhada do seu técnico Julio Saldanha com quem treina desde 2017. O Observador da LPSA Ricardo Patrick Lima e o experiente comandante Max Paim Viglio, piloto do barco escolta “Boa Sorte”, completavam a equipe de suporte ao nado.

 

Em uma noite de lua cheia, com coeficiente de maré médio, as previsões eram de ventos leste de 5 nós com ondulações sudeste com menos de 01 metro de altura e uma água com temperatura média de 24 graus Celsius (75,2ºF). A noite estava estrelada e a orla da cidade do Rio de Janeiro bem iluminada, complementavam o belo cenário para a nadadora Mariana Chevalier.

 

O nado se iniciou às 02h 02min da manhã do dia 14 de março de 2020. Durante o período noturno, a nadadora teve que superar contínuos enjoos que geravam grandes desconfortos para a jovem nadadora que se mantinha determinada a manter seu ritmo de braçada acima de 60 por minutos.

 

Ao amanhecer, com aproximadamente metade do percurso concluído, a nadadora aumentou a força do seu nado, melhorando a sua velocidade média para 3,5 Km/h e, os raios solares, destacavam as belezas da orla da cidade do Rio de Janeiro como o Arquipélago das Cagarras, as Ilhas Tijucas e a Pedra da Gávea.

 

Nos últimos 10Km, a nadadora surpreendeu a todos do barco escolta e que a acompanhavam das mídias sociais da LPSA ao aumentar suas frequências de braçadas e de pernadas. Um final fantástico em que a nadadora demonstrou muita força e técnica.

 

Ao final, com o tempo de 9 horas e 42 minutos, a atleta se tornou a trigésima primeira a finalizar na modalidade solo, estabelecendo a terceira melhor marca entre as mulheres na história do desafio. Um ótimo resultado que foi muito comemorado com a presença de familiares que a aguardavam no ponto de chegada na praia do Pontal.

 

A Leme to Pontal Swimming Association (LPSA) permite tentativas nas modalidades solo e revezamento, com ou sem o uso da roupa de neoprene. As partes interessadas devem enviar um email para secretaria@swimlpsa.com.br